quinta-feira, 20 de maio de 2010

Em 1911, o Governo Estadual iniciou a construção do primeiro prédio destinado à instalação de Escola Pública em Igarapava. Tratava-se do “Primeiro Grupo Escolar” no Município.
Instalada em 1914, a escola está em funcionamento há 98 anos e acolheu em seus bancos muitas pessoas que formam a família igarapavense.
Após alguns anos, o então Grupo Escolar passou a denominar-se Grupo Escolar Professor Dantés em homenagem a Edmundo Dantés de Castro, emérito professor do qual muitos se lembram com muito respeito.
Pela força da lei nº 13 publicada no DOE de 22/01/1976 o Grupo Escolar Professor Dantés passa a denominar-se Escola Estadual de Primeiro Grau Professsor Dantés ( E.E.P.G. Professor Dantés), atendendo a crianças do pré esolar à 8ª Série do 1º Grau.
Em 1990, iniciou-se o processo de tombamento como Patrimônio Histórico Cultural de nossa comunidade representando os prédios escolares da 1ª República, por ser uma edificação primorosa e ricamente ornamentada e pelo seu alto valor histórico na evolução educacional do Estado de São Paulo.
Com a reorganização das escolas Públicas, em 1996 a E.E.P.G. Professor Dantés passou a atender apenas alunos da 1ª a 4ª Série do Ensino Fundamental. Em 1999 a E.E.P.G. Professor Dantés denominou-se E.E. Professor Dantés.
Pelo Decreto nº 19 a escola E.E. Professor Dantés em virtude da Municipalização do Ensino ocorrida em 24/04/2001, intitulou-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Dantés.
Atualmente a EMEF “Professor Dantés” atende em média 740 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, conta com professores eficientes, comprometidos com uma educação de qualidade e com funcionários competentes, todos objetivando um ensino cada vez mais significativo na vida do educando, por meio de um trabalho sério, responsável e perseverante.


2 comentários:

Elton disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Oi fui estudante do Dantes do primeiro ano ao ultimo, eu amo essa escola de verdade ! aprendi muitas coisas nela. E acredito que foi um dos melhores anos da minha vida. Yasmim batista dos santos.